Composição
Estruturar as atividades desenvolvidas pelas Gerências e Coordenações que compoem a SECONF, bem como, orientar e monitorar a execução financeira das 31 Unidades Gestoras que constituem a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizando as seguintes funções:
– Executar as rotinas inerentes ao encerramento do exercício financeiro e fechamento dos Balanços requeridos pelo Manual Brasileiro de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MBCASP);
– Realizar a prestação de contas anuais ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Auditoria Geral do Estado (AGE);
– Atender às diligências e notificações expedidas pelos órgãos fiscalizadores no Estado e na União;
– Efetuar o acompanhamento e manutenção da vigência quanto às Certidões Fiscais;
– Prestar assistência e orientar os servidores da SECONF em assuntos de natureza funcional;
– Auxiliar a realização de encontros e demais eventos promovidos pela Universidade com o envolvimento da SECONF;
– Redigir minutas de ofícios, memorandos e documentos necessários ao expediente da unidade;
– Controlar, no âmbito da SECONF, a tramitação de processos e outros documentos aos seus respectivos setores internos e externos;
– Desempenhar outras funções inerentes a atuação da SECONF e que lhes sejam superiormente designadas.
Administrar a execução financeira dos recursos disponíveis com transparência e observância aos princípios da administração pública, para manter o equilíbrio fiscal e contribuir na obtenção dos resultados das unidades que compõe a Universidade. A Gerência Financeira fiscaliza todo o movimento financeiro da Administração Central e das 30 Unidades Gestoras (UGs), para atingir as funções de equilíbrio das contas correntes com o objetivo de manter o pleno funcionamento dos serviços financeiros, bem como o controle dos pagamentos e os devidos encerramentos das receitas arrecadadas e dos convênios de toda Universidade, contando com o apoio de quatro Coordenações, que são as Coordenações de Arrecadação e Conciliação Financeira, de Empenho, de Liquidação e a de Programação de Pagamentos.
Coordenação de Arrecadação e Conciliação Financeira
– Conciliar todas as contas correntes, para efetuar os devidos registros e transferências financeiras respeitando as datas de aniversário de cada conta;
– Emitir diariamente os extratos bancários de contas Correntes, Poupanças e Fundos;
– Registrar de forma tempestiva a entrada da receita com a Nota de Lançamento Automático (NLA), nos casos de convênios, juros de aplicações financeiras e contrapartidas;
– Solicitar aplicação dos recursos oriundos de convênios junto ao respectivo banco credenciado;
– Emitir relatório de disponibilidade Financeira;
– Incluir Nota de Ordem Bancárias (NOB) de Pagamento e de Regularização;
– Registrar e acompanhar as devoluções e restituições através de Guia de Crédito de Verba (GCV);
– Cadastrar Contas Bancárias de Órgãos (CBO);
– Efetuar a Pré-inscrição e inscrição de Restos a Pagar;
– Autenticar Guia de Depósito em Garantia da Lei Anticalote;
– Solicitar liberação de crédito bloqueado da Lei Anticalote para devolução às empresas;
– Requerer os depósitos de contrapartidas das celebrações de convênios à Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ);
– Regularizar a folha de pagamento de pessoal da Universidade;
– Apurar o superávit financeiro das contas de arrecadação e convênios;
– Regularizar os valores oriundos de bloqueios judiciais junto às contas correntes e sistemas de pagamentos.
Coordenação de Empenho
– Realizar análise e encaminhamento de processos de execução de despesa;
– Executar o pedido de empenho (PED);
– Efetuar a apropriação ao respectivo instrumento de celebração do acordo ou contrato;
– Realizar o empenho da Despesa (EMP);
– RPC – Reconhecimento do Passivo por Competência;
– RDH – Registro do Documento Hábil.
Coordenação de Liquidação
– Efetuar a análise processual, buscando sanar todos os entraves que impeçam a sua execução e, caso estes existam, diligenciá-los para os setores competentes;
– Verificar a situação fiscal da empresa, bem como o devido cumprimento das suas obrigações;
– Efetuar a análise e inclusão das consignações, de acordo com o tipo de despesa e base legal vigente;
– Garantir a análise e liquidação dos processos de pagamento das despesas da administração central;
– Incluir as contas correntes de credores;
– Incluir Autorização de Documento Hábil (ADH);
– Efetuar a depuração dos saldos de empenho e despesas para inscrição em Restos a Pagar (RP);
– Acompanhar, monitorar e supervisionar as liquidações ocorridas nos Departamentos.
Coordenação de Programação de Pagamentos
– Executar e acompanhar os pagamentos;
– Apurar e cumprir obrigações fiscais;
– Realizar pagamentos diretos através do BB Gestão Max e demais sistemas de pagamentos;
– Devolver e verificar inconsistências de pagamentos;
– Prestar informações quanto ao andamento de pagamentos;
– Estornar e regularizar as pendências de pagamentos e inconsistências;
– Emitir Nota de Ordem Bancária (NOB) de pagamentos efetuados da Administração Central e Departamentos, quando necessário;
– Acompanhar relatórios de pagamentos retornados pelo banco;
Fornecer aos gestores informações atualizadas, obedecendo aos princípios legais de Contabilidade, para subsidiar as tomadas de decisões, assegurando que todos os relatórios e registros sejam feitos de acordo com os prazos e as normas estabelecidas pela legislação vigente. Ademais, atender as ocorrências apresentadas pelos órgãos fiscalizadores no sentindo de prestar informações às unidades de controle interno e externo quando requisitados. Contando com o apoio de duas Coordenações, que são as Coordenações de Controle Contábil e de Prestação de Contas.
Coordenação de Controle Contábil
– Monitorar, controlar e executar diárias e adiantamentos;
– Acompanhar e controlar as movimentações decorrentes das aquisições de bens de consumo e permanente;
– Manter os controles necessários ao reconhecimento e acompanhamento da composição patrimonial da Universidade;
– Coordenar as atividades contábeis decorrentes da execução financeira realizada pelas 31 Unidades Gestoras (UGs) da Uneb;
– Analisar e consolidar as contas contábeis da Universidade;
– Elaborar os demonstrativos relativos às obrigações acessórias, como: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), Declaração Mensal de Serviços (DMS), Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GEFIP), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
– Fornecer informações concernentes às demonstrações contábeis previstas na legislação vigente, exigidos nas prestações de contas pelos órgãos fiscalizadores.
Coordenação de Prestação de Contas
– Monitorar e validar as aquisições patrimoniais decorrentes de celebrações de convênios e outras parcerias;
– Acompanhar, monitorar e controlar as execuções decorrentes das celebrações de parcerias de Termos de Outorga;
– Realizar as liquidações e regularizações de despesas, no FIPLAN, e as execuções financeiras dos pagamentos oriundos de Convênios, no SICONV;
– Elaborar as prestações de contas nos Sistemas de execuções de Convênios para os órgãos concedentes, bem como para tomadas de contas especiais, quando for o caso.
